Autoconsumo

O autoconsumo é a produção individual de electricidade para consumo próprio através de energias renováveis.

O autoconsumo corresponde a uma mudança de paradigma da produção de electricidade. Ao produzir a sua própria electricidade, os consumidores estão a transferir a produção de um sistema centralizado para um sistema distribuído próximo do consumidor, reduzindo as perdas de transporte e distribuição.

A redução significativa que os componentes fotovoltaicos sofreram nos últimos anos fizeram com que a energia solar fotovoltaica seja a fonte de energia mais utilizada para autoconsumo. O futuro é, desta forma, o autoconsumo fotovoltaico.

Quem pode beneficiar de um sistema de autoconsumo?

Diagrama de produção e consumo

Qualquer consumidor pode beneficiar de um sistema de autoconsumo mas, de uma forma geral, o retorno do investimento será maior para quem tem consumo de energia durante o período de produção fotovoltaica. Desta forma, não será necessário armazenar energia para períodos de consumo fora do horário de produção porque, por norma, nas empresas a implementação de sistemas de armazenamento tem rendibilidade baixa.

Dependendo do tipo de edifício – serviços, industrial, etc., o consumo pode sofrer variações entre os dias úteis e o fim-de-semana, entre o período diurno e nocturno e entre o Verão e o Inverno. Neste contexto, com um sistema de autoconsumo pode haver momentos em que a produção de energia é superior ao consumo. No exemplo da figura, existe produção em excesso durante o período de almoço e fim-de-semana. Nesta situação, a energia excedentária será vendida à rede eléctrica ao preço de mercado.  Por forma a maximizar o retorno do investimento, é essencial que a potência do sistema de autoconsumo seja definida em função do perfil de consumos de forma a minimizar as entregas à rede. 

A Enerwise poderá fazer uma análise ao consumo de electricidade da sua empresa e apresentar-lhe um estudo económico.

Vantagens de um sistema de autoconsumo Enerwise

Económicas Permite fixar os custos com a energia eléctrica funcionando como um seguro contra os aumentos futuros. Os preços da electricidade em Portugal estão continuamente a aumentar. Nos últimos 10 anos, o preço de cada kWh aumentou 50% para consumidores industriais e 61% para consumidores domésticos (Eurostat).
O autoconsumo ajuda no processo de sensibilização dos consumidores para a eficiência energética, levando a redução do próprio consumo.
Em Portugal já se atingiu a paridade com a rede eléctrica para alguns tipos consumidores, i.e., momento em que o preço de produção de um kWh a partir de um sistema fotovoltaico é igual ao preço de compra à rede eléctrica.

Escalabilidade Um sistema fotovoltaico pode ser aumentado para se ajustar às necessidades da empresa. Pode começar por fazer um investimento mais pequeno e depois ir aumentando a potência gradualmente.

Redução de perdas  com a produção no local de consumo as perdas de transporte e distribuição são reduzidas

 

Esquema autoconsumo

 

Legislação

O Decreto-lei 153/2014 regulamenta o regime da produção distribuída e define duas tipologias.

Unidade de Produção em Autoconsumo (UPAC)

Características

  • A energia é consumida preferencialmente na instalação de consumo.
  • A energia eléctrica produzida é injectada instantaneamente na instalação de consumo.
  • O excedente produzido é injectado na rede eléctrica.
  • A potência de ligação da UPAC tem de ser inferior à potência contratada.
  • A potência instalada (dos módulos) tem de ser inferior a 2 vezes a potência de ligação.

Unidade de Pequena Produção (UPP)

Características

  • A totalidade da energia produzida é vendida à rede a preço de leilão (valor de referência 0,10 €/kWh).
  • A instalação de consumo recebe toda a electricidade da rede eléctrica de forma independente da UPP.
  • A potência de ligação da UPP tem de ser inferior à potência contratada.
  • A potência de ligação tem de ser inferior a 250 kW.
  • A energia produzida tem de ser inferior a 2 vezes a energia consumida na instalação.

Manutenção

A manutenção de um sistema de autoconsumo fotovoltaico é simples devido à elevada fiabilidade dos componentes e ao facto de não existirem peças móveis. No entanto, em centrais solares fotovoltaicas de dimensão razoável, o tempo de inactividade pode representar um custo signaficativo.
Para que possa se concentrar no seu negócio, a Enerwise trata do seu sistema através de um plano que envolve a monitorização e manutenção.

Porquê escolher a Enerwise?

A Enerwise projecta e instala sistemas solares fotovoltaicos. A nossa abordagem é guiada pela engenharia. Focamo-nos no Custo Total de Propriedade (TCO) e não simplesmente no investimento inicial. Esta abordagem resulta num sistema solar altamente eficiente, que produz o retorno mais elevado para o seu investimento.
O nosso objectivo é providenciar a melhor solução do ponto de vista de engenharia para o custo do ciclo de vida mais baixo, resultando no melhor valor do mercado. No entanto, não deixamos de estar focados no cliente e em exceder as suas expectativas durante o tempo de vida do sistema solar fotovoltaico. Utilizando apenas equipamentos de qualidade superior, efectuamos o projecto, instalação e manutenção de cada sistema para garantir um tempo de vida superior a 30 anos.

Ficou com interesse em saber como a sua empresa poderá beneficiar com o autoconsumo? Contacte-nos para a avaliação da sua situação.

Tem dúvidas? Consulte as Perguntas Frequentes ou envie-nos uma mensagem. Temos muito gosto em esclarecer as suas dúvidas.